A importância da saúde oral nas nossas vidas

Já percebeu a importância da saúde oral na sua vida? Quando nos sentimos bem, saudáveis e não há nada que nos impeça de sorrir, tudo à nossa volta parece estar bem. Sentimo-nos bem connosco, os nossos relacionamentos melhoram e acabamos por interagir com os outros com mais naturalidade e espontaneidade.

Ter saúde oral é garantir que tudo o que se relaciona com a saúde da boca está bem, que tem dentes e língua saudáveis, que faz uma higiene oral correta, que não tem dores, cáries e não sofre de perda dentária. A importância da saúde oral vai muito além do que podemos imaginar, podendo afetar a nossa saúde física e mental e interferir muito nas nossas relações interpessoais.

 

A importância da saúde oral para as nossas relações

Uma saúde oral em dia influencia direta e indiretamente muitas das nossas relações. Influencia a forma como nos relacionamos connosco e com os outros, a nível pessoal e profissional.

Ora veja!

 

A saúde oral e a relação que temos connosco

importância da saúde oral

Uma saúde oral prejudicada pode impactar significativamente a nossa qualidade de vida. Se tivermos algum problema dentário que provoque, por exemplo, uma dor de dentes, sentimos logo as consequências na nossa rotina. Seremos incapazes de realizar algumas tarefas e de nos alimentarmos corretamente.

Já quando temos dentes em falta, sentimos os efeitos na mastigação, nas funções digestivas e também na nossa autoestima, podendo trazer sérias dificuldades funcionais e até emocional.

Para prevenir a perda dentária ou identificar o melhor tratamento quando ela ocorrer, é importante a realização de uma avaliação oral com o seu médico dentista de confiança. Só ele conseguirá efetuar o diagnóstico correto e, consequentemente, indicar o tratamento mais eficaz para o seu caso.

 

A saúde oral e a relações pessoais

Quando estamos bem connosco, quando temos saúde oral, acabamos por sorrir mais e melhor. Esse reflexo simples é capaz de transformar as relações e isto está cientificamente provado! Há estudos que indicam a importância do sorriso nas relações e na criação de laços entre as pessoas. Quem sorri é considerado mais gentil e de confiança. Leia mais sobre a importância do sorriso aqui.

 

A saúde oral e as relações profissionais 

A importância da saúde oral também se reflete no ambiente profissional. Uma saúde oral em dia, com um sorriso bonito e saudável abre portas e quebra barreiras no mundo do trabalho. Perceba a importância da saúde oral nesta situação: imagine-se a ser atendido por alguém que o recebe a sorrir num estabelecimento comercial e compare com a sua satisfação com o mesmo atendimento se a pessoa estiver com cara “de poucos amigos” e nem sequer lhe sorrir. De certeza que se sente muito mais confortável e agradado na primeira situação. E muitas vezes este pode ser o motivo do seu regresso ao mesmo estabelecimento. Podemos até arriscar dizer que o sucesso de muitos locais é fruto da gentileza e pelo sorriso sincero dos seus funcionários. 

Além disso, há estudos que indicam que pessoas que sorriem mais têm maior probabilidade de ser contratadas, promovidas e abordadas para conversas nos seus locais de trabalho. Também se constatou que quem sorri em reuniões tende a conseguir respostas mais positivas em comparação com quem não sorri. 

Motivos não faltam para investir no seu sorriso, já que se verifica a importância da saúde oral nos mais diversos âmbitos das nossas vidas. E não nos esqueçamos de que a importância da saúde oral também está relacionada com o facto de nos proporcionar mais qualidade de vida, bem-estar e inúmeros resultados positivos e construtivos nos mais variados âmbitos.

 

Manter a saúde oral em dia 

importância da saúde oralManter a saúde oral em dia não requer muito esforço. Com bons hábitos de higiene é possível reduzir e prevenir diversos problemas orais. Pode não parecer, mas é aí que se originam muitos dos problemas de saúde oral. Em Portugal, apenas 5% da população tem o hábito utilizar fio dentário e apenas 9% assumem utilizar elixir, segundo as informações do Bárometro da Saúde Oral de 2019.

Ao praticar uma higiene oral adequada todos os dias, consegue evitar as tão indesejadas cáries, inflamações, mau hálito, tártaro e outros tantos problemas que a falta de cuidados com o seu sorriso pode acarretar, inclusive a perda dentária.

Uma dica valiosa sobre a importância da saúde oral é ter sempre um kit de higiene oral consigo. Assim não corre o risco de ficar impossibilitado de realizar a higiene oral adequada por muito tempo e consegue manter os seus dentes sempre limpos e bem cuidados, onde quer que esteja, independentemente dos imprevistos com que se possa deparar.

importância da saúde oralPara além da higiene do dia-a-dia, que conseguimos fazer sozinhos, é importante fazer visitas regulares ao médico dentista, para realizar uma limpeza profunda como só os profissionais da área conseguem fazer. Além disso, essa visita também é importante para a sua saúde no geral. Hoje sabemos que, através da boca, é possível identificar inúmeras doenças e muitos dos problemas de estômago e digestão têm origem em alimentos mal processados, devido à perda dentária, podendo causar refluxo e acidez no aparelho digestivo. E estes são apenas alguns dos exemplos de problemas de saúde que pode detetar através da boca.

 

Como o MEID pode ajudar a manter a sua saúde oral em dia

Para quem valoriza a importância da saúde oral, o MEID (Movimento Europeu de Implantes Dentários) é a solução para se obter um sorriso saudável e bonito. Para todos os que sofreram de perda dentária, o MEID trabalha na recuperação da saúde oral em toda a Europa, proporcionando mais qualidade de vida a quem queira melhorar as suas condições de saúde.

O MEID adota as técnicas mais modernas disponíveis na área de Implantologia Dentária, em conjunto com profissionais altamente qualificados, disponibilizando soluções dentárias e tratamentos para todos os casos, mesmo os mais complexos.

Com clínicas localizadas em Portugal, na França e Inglaterra, o Movimento oferece condições exclusivas e ajustadas às suas necessidades de forma que o seu novo sorriso possa se tornar uma realidade. Desde 2008 o MEID já contabilizou mais de 40.000 casos de sucesso em Reabilitação Oral com Implantes Dentários.

Venha cuidar da sua saúde oral conosco, como ela merece. Clique aqui e agende a sua avaliação oral sem custos com a nossa equipa expert em Implantologia Dentária.

Adicionar comentário