As dúvidas mais comuns sobre Implantologia Dentária

Além de afetar consideravelmente a autoestima, quando se perde um dente, a saúde oral também fica comprometida. Mas, felizmente, com a ajuda dos Implantes Dentários, estes problemas podem ser facilmente resolvidos. Com eles, é possível fazer uma reabilitação estética e funcional dos dentes perdidos.

Se está nesta situação, saiba que estamos aqui para o ajudar. Aproveite e tire as suas dúvidas sobre Implantologia Dentária.

paciente da terceira idade recebendo tratamento do médico dentista

O que é a Implantologia Dentária?

Implantologia Dentária é a área da Medicina Dentária que tem o objetivo de reabilitar a Saúde Oral dos pacientes, substituindo as raízes dos dentes em falta, através da colocação de Implantes Dentários. O Implante é uma estrutura de metal — mais concretamente, titânio, que é um material compatível com o corpo humano. No procedimento, este “parafuso” é colocado dentro do osso, para substituir a raiz do dente natural em falta. Depois, sobre o Implante Dentário é colocada uma coroa ou prótese fixa.

As principais dúvidas sobre Implantologia Dentária

Qualquer pessoa pode fazer Implante Dentário?

Sim. Não existem contra-indicações para colocar Implantes Dentários, exceto para:

  • pacientes que estejam a fazer tratamentos de quimioterapia ou radioterapia;
  • pacientes que tenham osteoporose e hepatite;
  • mulheres grávidas.

Colocar Implantes Dentários dói?

Antes do procedimento, é administrada uma anestesia local. Neste momento, o paciente pode sentir algum desconforto, mas apenas por alguns momentos. Durante a cirurgia, devido à anestesia, não há dor.

Quanto tempo demora a colocação dos Implantes Dentários?

O Implante Dentário em si dura em média 10 minutos. Esse é o tempo que o médico dentista leva para implantar um dente na boca do paciente.

Quanto tempo demora até que os Implantes Dentários cicatrizem?

A cicatrização leva até 6 meses, período em que ocorre a chamada osteointegração — processo de “fusão” do implante dentário no osso do maxilar. Passado esse tempo, os Implantes Dentários ficam prontos para receber as coroas ou as próteses fixas definitivas.

É importante lembrar que, durante todo a osteointegração, o paciente utiliza uma prótese provisória. Portanto, não fica sem dentes.

Quem usa prótese removível há muitos anos pode colocar Implantes Dentários?

Sim. Até os pacientes com muita idade podem colocar Implantes Dentários, mesmo que tenham usado prótese removível durante muito tempo. Porém, em alguns casos, quando há o osso do maxilar já foi reabsorvido, pode ser necessário fazer um enxerto ósseo ou utilizar implantes dentários zigomáticos.

Quanto tempo dura um Implante Dentário?

O Implante Dentário pode durar para sempre. Mas, para isso, é de extrema importância a colaboração do paciente, através de hábitos de higienização oral, não tabágicos e de manutenção, de forma a aumentar a longevidade dos Implantes Dentários.

É necessário fazer a manutenção dos Implantes Dentários?

Quando se colocam Implantes Dentários devemos ter um cuidado diário, se quisermos ter sucesso no tratamento. Tal como com os dentes naturais, é necessário escovar as próteses fixas após cada refeição e passar o fio dentário, ou o jato de água entre os Implantes Dentários e as gengivas, de forma a eliminar a placa bacteriana. Mas também é necessário comparecer nas suas consultas de manutenção (de seis em seis meses), de forma a promover a preservação dos Implantes Dentários e a poder fazer uma limpeza mais completa das próteses fixas, bem como a manutenção das mesmas.

Quanto custa colocar Implantes Dentários?

O preço do procedimento varia de acordo com o conjunto de tratamentos a realizar, se são apenas Implantes Dentários unitários ou próteses fixas, o tipo de Implantes Dentários a colocar, entre outras questões. Cada pessoa apresenta necessidades diferentes, pelo que é preciso realizar uma consulta de avaliação oral, de forma a que o seu caso possa ser avaliado individualmente e para que lhe seja apresentado um orçamento em função do seu caso.

Mas esse valor pode ser menor do que imagina. Por exemplo, se precisa de colocar até dois Implantes Dentários unitários e poupar dinheiro com o procedimento, o Cartão Dental Premium é a solução. Com ele é possível colocar dois Implantes Dentários e as respetivas coroas, além da possibilidade de realizar mais 75 tratamentos dentários. Mas esta é apenas uma das soluções que temos para o ajudar a reabilitar a sua Saúde Oral!

Lembre-se que estamos aqui para o fazer sorrir e que temos várias facilidades de pagamento para transformar o seu sonho em realidade! E o primeiro passo é bastante simples: basta marcar uma consulta de avaliação oral sem compromisso!

Adicionar comentário