Dicas para cuidar melhor da saúde da boca

O sorriso é a porta de entrada para muitas coisas. Como cartão de visita, é a primeira coisa a ser observada pelas outras pessoas. Porém, não é só nesse sentido que o sorriso representa o início de algo. Tudo o que ingerimos passa pela boca e é precisamente sobre a saúde da boca que vamos falar. 

A saúde da boca está interligada com o resto do nosso organismo, porque os microrganismos e as bactérias podem alcançar o resto do corpo a partir dela. Um exemplo disso são as doenças do coração, que podem ser influenciadas por problemas periodontais.

O cenário pode parecer assustador, mas não se preocupe, que também lhe vamos falar de como pode fugir a estas complicações! Tudo depende dos cuidados de higiene oral que adotamos, da alimentação que fazemos e, claro, das visitas regulares ao médico dentista. Continue a ler o nosso artigo e saiba mais.

 

Como promover uma boa saúde da boca?

Como destacamos sempre, a melhor forma de prevenção e cuidado para preservar a saúde da boca é manter bons hábitos de higiene oral. Enumeramos algumas dicas para que tenha uma boca saudável com a rotina do dia-a-dia.

 

1. Escove os dentes

Escove os dentes 30 minutos após cada refeição principal (pequeno-almoço, almoço e jantar). Faça uma escovagem de, pelo menos, dois minutos. Escove lentamente e faça movimentos circulares. Não se esqueça das bochechas, língua e gengivas.

 

2. Opte por bons produtos

Não escolha a escova ou a pasta de dentes pelo preço ou marca. As escovas com cerdas macias são as mais indicadas. Sobre a escolha da pasta, as que possuem flúor são a melhor opção. Mas, se possível, converse com o seu médico dentista sobre o assunto. Para manter a saúde da boca, as suas necessidades podem ser ligeiramente diferentes.

E lembre-se: a escova de dentes deve ser trocada a cada três meses, ou antes, caso apresente sinais de desgaste.

 

3. Ao escovar os dentes, não enxagúe a boca

Pode parecer estranho, mas muitas pessoas ficam na dúvida sobre se devem enxaguar ou apenas cuspir o excesso de pasta de dentes que fica na boca após a escovagem. O mais indicado é cuspir, apenas. Assim, permitirá que a pasta continue a atuar durante mais tempo.

 

4. Não adbique do fio dentário

Sabemos que com a correria do dia-a-dia, às vezes não conseguirmos fazer a higienização oral completa. Entretanto, tente, pelo menos antes de dormir, passar o fio dentário em todos os dentes. Há espaços que a escova não alcança e que apenas o fio dentário pode limpar.

 

5. Vá ao dentista regularmente

Mesmo com todos estes cuidados, é importante fazer um check-up de 6 em 6 meses com seu médico dentista.
Durante a consulta, o seu médico poderá fazer um diagnóstico preventivo e realizar os tratamentos que, eventualmente, sejam necessários, evitando que problemas maiores se desenvolvam e comprometam a saúde da boca.

Além disso, se estiver tudo bem, é sempre bom fazer uma limpeza profissional completa.

 

Aliar a alimentação ao cuidado dos dentes

Antes de pensar em eliminar as manchas dos dentes, devemos pensar em preservá-los. Uma maneira eficaz de evitar essas manchas é reduzir a ingestão de alimentos com corantes e eliminar o consumo de tabaco. Estas e outras atitudes evitam a pigmentação dos dentes.

Mas existem alguns truques para ajudar a eliminar essas manchas, através da alimentação!

  • Coma abacaxi. Esta fruta tem uma enzima chamada bromelina, que atua como um removedor de manchas natural;

  • Confie na maçã. Esta é uma das frutas mais famosas quando se trata de limpeza nos dentes, porque age como um “detergente”, graças à fibra que contém;
  • Aposte no morango, que é uma ótima opção para quem quer manter os dentes brancos. A fruta contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar manchas;

  • A cenoura é uma boa opção por conter vitamina A, ajudando a cuidar do esmalte dos dentes.

Com uma alimentação equilibrada, hábitos saudáveis e visitas regulares ao médico dentista, o seu sorriso estará sempre em dia!

Adicionar comentário