Saiba qual a importância do sorriso na sua vida

A imagem que temos e transmitimos é uma forma de nos comunicarmos com o mundo. A maneira como nos expressamos, a nossa aparência, gestos e escolhas revelam muito sobre nós. A contribuição e a importância do sorriso para essa comunicação acontece tanto de modo consciente, como de modo inconsciente.

Às vezes não sabemos identificar, mas por algum motivo simpatizamos com uma pessoa ou sentimo-nos próximos dela. O sorriso, muitas vezes, é o componente que nos faz ter essa percepção positiva. Um sorriso faz muita diferença na nossa vida, é um presente para dar e receber. Afinal, quem não gosta de ser recebido ou acolhido com um sorriso no rosto?

Os diversos benefícios de sorrir

Uma pessoa que sorri, torna-se mais saudável e segura e melhora as suas relações, fazendo com que a sua vida seja ainda melhor, além de ser capaz de adquirir mais confiança para realizar todos os seus objetivos.

Veja abaixo alguns dos benefícios comprovados do sorriso:

Faz-nos sentir bem

Ao sorrir, muitas reações positivas acontecem no corpo, graças à produção de neurotransmissores como a endorfina e a serotonina, substâncias responsáveis pelas sensações de prazer e de felicidade. Juntos, esses componentes químicos naturais fazem com que o nosso corpo relaxe e que, com isso, nos sintamos bem.

Fortalece o sistema imunológico

Quando sorrimos o corpo produz endorfina, hormona considerada um analgésico natural, capaz de promover um maior relaxamento ao corpo. Em contrapartida, a adrenalina e o cortisol, considerados hormonas do stress, diminuem. Tudo isto faz com que o nosso corpo passe a produzir mais células de defesa, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças. A importância do sorriso e o seu impacto no nosso corpo é incalculável!

Faz com que pareça ser bem-sucedido

A importância do sorriso também acontece no mundo corporativo! Algumas pesquisas e artigos têm confirmado que as pessoas que sorriem mais acabam por transmitir, frequentemente, mais confiança que as restantes. Com isto, tornam-se mais propensas a serem contratadas, promovidas e abordadas para conversas. Verifica-se, também, que ao sorrirem em reuniões ou dentro do escritório, para os seus colegas, obtêm respostas mais positivas dos mesmos.

Alivia situações de stress

Um estudo da Universidade do Kansas descobriu, através de uma pesquisa em que os participantes foram colocados em situações de stress, que aqueles que desempenharam a atividade proposta enquanto sorriam, tiveram batimentos cardíacos mais baixos. Ou seja, a diminuição da frequência cardíaca e da pressão sanguínea mostrou a importância do sorriso para que os participantes realizassem a atividade com mais calma do que os restantes.

Aumenta o colesterol bom

Sorrir ajuda a aumentar os níveis de HDL, popularmente chamado de “colesterol bom”. Num artigo desenvolvido na Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, os pesquisadores estimularam durante um ano um grupo a dar gargalhadas, tendo como resultado a elevação até 26% dos níveis de HDL no sangue desses participantes. 

Estreita relações sociais

importancia_do_sorriso

Um estudo publicado na Inglaterra concluiu que sorrir de forma espontânea promove mais empatia e otimismo em nós próprios e nas pessoas que nos rodeiam. Sentimentos como estes e uma atmosfera amistosa, auxiliam na construção e no fortalecimento de relações de amizade e confiança, que podem potencializar a vida social como um todo, ao longo dos anos, trazendo, além de autoconfiança e autoestima, mais qualidade, harmonia, equilíbrio e plenitude para a sua vida.

Faz com que pareça mais jovem

Além de todos os benefícios já citados, que fazem com que de facto se mantenha mais jovem, ao sorrir, usamos músculos que elevam o nosso rosto, fazendo com que as nossas linhas nos proporcionem uma aparência mais jovial. A importância do sorriso nesta área foi comprovada a partir de uma pesquisa realizada pela Nivea, na qual, comparando-se pessoas da mesma idade com expressões sérias e/ou tristes com outras pessoas que sorriem, verificou-se que as sorridentes pareceram ser até quatro anos mais jovens que as restantes.

A importância do sorriso na medicina

Quem pensa que só os medicamentos funcionam no organismo está enganado. A ciência e a medicina já reconhecem a importância do sorriso e os seus inúmeros impactos positivos para a saúde. com base nisso, surgiu o “espelho do sorriso”, um espelho criado para ser utilizado por pacientes com cancro que só funciona quando sorri.

importancia_do_sorriso

O espelho funciona com um dispositivo de reconhecimento facial que é acionado quando identifica um sorriso. Uma vez que o nosso cérebro entende que estamos felizes ao sorrir, o espelho funciona como um aliado no tratamento para aumentar a felicidade dos pacientes. Além disso, ser optimista auxilia os processos de cura.

importancia_do_sorriso

Do sorriso para a felicidade real

O sorriso costuma ser uma expressão de felicidade, uma resposta voluntária a acontecimentos agradáveis. Mas sorrir também pode – e deve – ser uma escolha consciente para vivermos melhor e com mais autoestima.

Às vezes, a sua alegria é a fonte do seu sorriso,
mas às vezes, o seu sorriso pode ser a fonte da sua alegria.
– Thích Nht Hnh

Ao sorrir, o seu cérebro identifica e entende que está a sorrir, e porque está feliz. Por isso, além da dedicação para manter uma alimentação diária saudável, exercício físico, e meditação, o sorriso também pode ser considerado um exercício. 

Desafio: Sorria mais!

Muitas vezes, não encontramos dentro de nós a motivação para colocar em prática novos hábitos e a dificuldade é grande, mesmo sabendo da importância do sorriso e dos seus benefícios. No seu caso, pode não estar habituado a sorrir, não gostar de acordar cedo ou estar a passar por algum problema. Mas como qualquer novo hábito, é preciso praticar!

Para facilitar o exercício de sorrir, tente lembrar-se de uma situação engraçada, veja vídeos divertidos ou crie um pote com bilhetes onde guarda todos os motivos para sorrir que se conseguir lembrar. 

importancia_do_sorriso

Mesmo não tento um espelho do sorriso em casa, que tal desafiar-se a si próprio a sorrir mais para o seu espelho? Este é um truque simples para ser mais feliz. Ao dar início ao seu dia, logo pela manhã, inclua na sua rotina esta ação. Garantimos-lhe que, desta forma, vai transformar os seus dias.

 

O nosso objetivo é garantir que Portugal possa sorrir livremente e sem medo. Saiba mais sobre nós aqui.

Adicionar comentário