O regresso à rotina e os cuidados com a Saúde Oral

Aos poucos, a vida está a voltar ao normal. E com ela, regressam os nossos “velhos hábitos”. Um deles, é redobrar os cuidados com a Saúde Oral. E porquê? Porque com a mudança de rotina acabámos por criar inúmeros hábitos que em nada ajudam a nossa dentição. O facto de passarmos mais tempo em casa, por exemplo, pode ter influenciado o consumo de alimentos que no dia-a-dia costumamos evitar.

Assim, um dos pontos fundamentais no que toca a cuidados com a saúde oral é, sem dúvida, o reforço da nossa higiene oral. Dentro da nossa habitual rotina já é bastante comum – e até saudável – que a escova de dentes e os fios dentários sejam instrumentos essenciais. Para além disso, também é preciso visitar regularmente um médico dentista e ter cuidado com os alimentos que ingerimos.

 

Neste regresso à rotina, como podemos melhorar os cuidados com a saúde oral?

Se é fumador, é natural que neste período de isolamento tenha fumado mais (mesmo que tenha uma opinião contrária). É natural, uma vez que a ansiedade é um dos fatores que nos pode levar a ter este tipo de comportamentos.

Mas, não é só o tabaco que nos deve manter em estado de alerta. Beber bebidas alcóolicas ou gaseificadas, que muitas vezes servem para confortar os nossos dias e distrair-nos, também são um comportamento que não é nada favorável para a nossa saúde oral e geral. Já para não falar no açúcar. 

Assim, torna-se essencial cumprir um ritual de regresso à normalidade.

Um dos pontos mais importantes para a Saúde Oral, e talvez o primeiro a recuperar, ao voltar à rotina, é agendar uma visita ao seu médico dentista. Ele é o profissional certo para avaliar como está a sua dentição, se existe algum problema mais grave e realizar um diagnóstico para confirmar se a sua saúde oral sofreu algum problema decorrente deste tempo de isolamento.

 

Mas, seja sincero consigo!

Antes de ir ao médico dentista, faça uma reflexão sobre todos os hábitos que foram alterados nos últimos tempos. Ingeriu mais açúcar? Bebeu mais café? Fumou mais? Ou será que se desleixou nos cuidados a ter com a sua dentição e agora já nota diferenças? É preciso estar atento.

Tal como referimos acima, se “abusou” deste tipo de comportamentos, é preciso reconhecê-los e estar disposto a melhorar os cuidados com a sua saúde oral. 

 

Lembre-se: a saúde oral é muito mais do que dentes bonitos 

Sim. Todas as pessoas gostam de abrir o seu sorriso e alegrar o ambiente. Mas, cuidar da saúde da boca é algo que vai para além da estética. É preciso cuidar de si como um todo. Se não consegue mastigar porque sente dores de dentes, ou até por ter mobilidade dentária, pode vir a ter problemas gastrointestinais e nutricionais. Isto porque, se não mastigar corretamente os alimentos, não os vai conseguir ingerir da melhor forma e os nutrientes não chegarão às suas células.

Mas os cuidados com a saúde oral não ficam por aqui. Também é importante estar atento aos problemas dentários que podem afetar o coração. Por isso, e mais uma vez referimos, é preciso que equacione todas as questões até regressar realmente à sua rotina. No que toca os cuidados com a saúde oral, a atenção deve ser redobrada.

 

Os cuidados com a saúde oral merecem sempre atenção!

Ter a dentição completa e saudável é bom, sorrir faz bem, ajuda na autoestima e aumenta a nossa qualidade de vida. Logo, um dos maiores problemas que podemos ter é sofrer com dores e insegurança, principalmente com um problema de origem dentária. O que vale é que, para todos os problemas dentários, há uma solução. Se exagerou nos doces, bebidas, tabaco e deixou de lado a higiene oral, está na hora de fazer de tudo para não chegar ao ponto de sofrer com a perda dos dentes.

 

Consequências da perda dentária

Imagine que, neste momento, tem uma simples cárie ou gengivite originadas por esses comportamentos. A consequência mais grave pode ser o início da perda dentária. Este é um problema que afeta pessoas de todas as idades. As causas dos problemas com a saúde oral são diversas e podemos enumerar algumas.

– Falta de higiene oral. Higienização mal feita, não utilização de fio dentário e cáries não tratadas.

– Periodontite. Este, inclusive, é um dos principais motivos para a perda dentária. A periodontite origina uma infeção bacteriana, de tal forma que atinge a gengiva e a parte óssea, deixando os dentes moles e mais propícios à queda.

Por norma, é um problema indolor, mas que causa inchaço, vermelhidão, sangramento e necessita de um diagnóstico preciso do médico dentista. Um ponto importante a ser considerado sobre esta doença é que pode dar origem a doenças cardíacas, respiratórias ou até desnutrição.

Assim, uma visita ao seu médico dentista pode ajudar a prevenir este tipo de problema para que não se torne no seu pior pesadelo.

 

Há outros problemas que merecem atenção 

Por último, é importante dizer que o excesso de açúcar e o uso de substâncias químicas – que incluem medicação – podem libertar um excesso de ácido nos dentes e isso também afeta de forma agressiva a sua dentição. Por isso, nada como uma visita ao seu médico dentista.

Se vai recomeçar a ter uma vida mais agitada, com o regresso ao trabalho e à rotina diária, a melhor recomendação é mesmo marcar imediatamente uma consulta de avaliação para avaliar a sua saúde oral. Através do MEID pode usufruir de uma avaliação sem custos, um plano de prevenção e tratamento para ter uma saúde oral mais saudável!

Mas, se no seu caso já vive com a perda dentária, tenha calma. Atualmente os implantes dentários são uma solução definitiva e segura para que volte a sorrir de forma natural. Através da sua colocação, pode ter um regresso à rotina mais calmo e feliz. Descubra connosco mais cuidados com a saúde oral e quais as vantagens de implantes dentários.

 

Cuidados com a saúde oral: chegou a hora

Tempo é dinheiro, e ser feliz e poder sorrir sem medo é, na verdade, algo impagável. Tenha em atenção as nossas dicas, não perca tempo e marque já uma avaliação oral sem custos com uma equipa expert em tratamentos dentários. Os cuidados com a saúde oral devem ser a sua prioridade, para estar em paz consigo e seguir o caminho do sorriso perfeito. Só depende de si!

 

Adicionar comentário