Os benefícios dos Implantes Dentários

A perda de um ou mais dentes pode causar diversos problemas nas nossas vidas, desde a insatisfação com a aparência, que pode prejudicar a nossa autoestima, até problemas e complicações com a nossa saúde. Hoje, para solucionar esse problema, temos à disposição a tecnologia dos implantes dentários, o que nos permite ter mais opções para além das pontes ou próteses dentárias removíveis.

Na Europa, apenas 41% dos adultos afirma ter todos os dentes naturais. Com os implantes dentários como alternativa de tratamento, existe a possibilidade de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de todos os que, por algum motivo, têm de lidar com a perda dentária.

Mas, afinal, o que são os implantes dentários?

implantes_dentáriosOs implantes dentários são peças colocadas no osso maxilar, abaixo da gengiva, utilizadas para substituir um ou mais dentes perdidos. São substitutos das raízes originais dos dentes e servem como base para próteses fixas. Geralmente, são feitos de titânio, um material resistente e biocompatível, ou seja, que apresenta ótima adaptação ao corpo. Ao contrário das próteses removíveis, os implantes dentários permitem colocar próteses fixas, o que traz um maior conforto.

Os implantes dentários podem ser unitários, nos quais se colocam as coroas que imitam a parte visível dos dentes, ou em maior número, para permitirem a colocação de próteses fixas, que preenchem uma arcada completa. Os unitários são indicados para casos de perda de um ou mais dentes isolados, em que ainda existam outros dentes na arcada, substituindo com eficácia cada uma das perdas dentárias. Já as próteses fixas, são arcadas completas, com todos os dentes implantados, e que podem ser feitas para o maxilar inferior ou superior. Para a sua colocação, são necessários apenas quatro implantes em cada arcada, o que facilita o processo cirúrgico e a recuperação do paciente. Muitas pessoas pensam que, caso lhes faltem todos os dentes de uma arcada, precisaram de um implante dentários para cada dente em falta, mas isso é um grande equívoco. Apenas 4 implantes dentários conseguem suportar a colocação de uma prótese fixa superior ou inferior.

Quem pode usufruir dos Implantes Dentários?

Somos levados a pensar, erroneamente, que só os idosos necessitam de implantes dentários. Porém, a perda dentária não está ligada apenas à idade. Na verdade, hoje, cada vez mais pessoas de diversas faixas etárias perdem os seus dentes devida às mais variadas causas.

Apesar de ser mais comum que os idosos coloquem implantes dentários, já que a perda dentária nessa faixa etária é mais frequente, não há restrições de idade para os colocar. O tratamento pode ser realizado por qualquer pessoa a partir dos 17 anos, aproximadamente.

Os benefícios dos implantes dentários

Desde a mastigação à estética, a colocação de implantes dentários é capaz de mudar completamente a vida de uma pessoa. Conheça alguns dos principais benefícios.

Recuperação da autoestima

Infelizmente, quando perdemos um ou mais dentes, podemos perder também a confiança, acabando por deixar de sorrir. E, com isso, deixamos de usufruir dos inúmeros benefícios que o sorriso nos proporciona. Está provado que um sorriso no rosto melhora a autoestima e qualidade de vida. Quando sorrimos, a nossa saúde melhora e tudo à nossa volta melhora!

Com os implantes dentários, voltamos a ganhar a capacidade de sorrir. Ao voltar a ficar satisfeitos com a estética dos nossos dentes, deixamos de ter medos de os mostrar livremente.

Durabilidade

Ao contrário das próteses removíveis, que, em média, duram cinco anos, os implantes dentários têm garantia vitalícia! A durabilidade é uma das suas principais vantagens. Tanto os unitários como as próteses fixas duram para sempre! Tendo o cuidado necessário, fazendo as manutenções periódicas com o seu médico dentista e tendo os cuidados básicos de higiene oral, os implantes dentários são para toda a vida.

Bem-estar e qualidade de vida

Com a falta de um ou mais dentes, atividades simples do dia a dia, que antes eram consideradas normais, passam a ser mais complicadas. Falamos de coisas tão simples como mastigar alimentos. Com os implantes dentários, isso volta a ser possível e pode comer com tranquilidade novamente, absorvendo mais e melhor os nutrientes dos alimentos.

implantes_dentarios

Com o sorriso e a confiança recuperados, também estamos a aumentar a nossa qualidade de vida. Ao sorrir, passamos ao nosso cérebro a mensagem de que estamos bem, fazendo com que ele libere os hormonas necessárias para nos sentirmos bem, a endorfina e a serotonina. Com todos estes processos internos e externos, as nossas relações tendem a ganhar, pois deixamos de ter vergonha de exibir o nosso sorriso e transmitimos uma imagem e uma energia melhores, o que também beneficia os nossos relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Tempo de recuperação

A recuperação da cirurgia para a colocação dos implantes dentários é pouco invasiva, o que torna a recuperação rápida e sem grandes desconfortos. Nas primeiras 48h, recomenda-se fazer compressas de gelo e uma higiene oral normalmente, mas sem tocar na área intervencionada. Após o tempo de recuperação, o paciente está livre para seguir a sua rotina normalmente, e vai sentir-se tão seguro e confortável que nem se vai lembrar que tem implantes dentários!

Conforto e segurança

Com os implantes dentários e as próteses fixas, é possível obter um resultado muito semelhante aos dentes naturais, sendo mais práticos e mais confortáveis que pontes ou próteses removíveis. Um dos pontos que mais contribuem para que isso aconteça é o facto de os implantes dentários não se movimentarem durante a fala e a mastigação. Além disso, com eles é possível continuar a ter uma higiene oral diária normal.

O paciente obtém todas as vantagens que os implantes dentários oferecem, que permitem sustentar uma prótese fixa bem-feita, confortável, mais próxima dos dentes naturais, com um ótimo encaixe e acabamento impecável.

Coloque os seus implantes dentários com o MEID

O MEID – Movimento Europeu de Implantes Dentários tem uma equipa competente para realizar excelentes tratamentos de colocação de implantes dentários, com a possibilidade de atendimento aos sábados e feriados.

No MEID tem à sua disposição os melhores médicos dentistas experts em implantes dentários, que contam com mais de 40.000 casos de sucesso, e entre eles está a Lília.

Do início ao fim, todos os procedimentos nas nossas clínicas são realizados de maneira respeitosa e profissional. Além disso, garantimos ao paciente um tratamento com mais de 95% de taxa de sucesso, com implantes dentários fixos, seguros, fiáveis e com garantia vitalícia.

Entre em contacto connosco e faça uma consulta de avaliação oral sem compromisso, para que possa voltar a sorrir!

Adicionar comentário