Quando deve ir ao médico dentista? 3 sinais de que algo não vai bem

Falamos constantemente de como é importante ter uma boa higiene oral: a escovagem dos dentes após as refeições, usar o fio dentário diariamente, usar o jato de água – especialmente se já tiver Implantes Dentários –, entre muitos outros truques e utensílios, que se tornam verdadeiros aliados na proteção da saúde oral. 

Estes cuidados são fundamentais, sim, entretanto, além da rotina é necessário também ir ao médico dentista. O check-up dentário é muito importante e evita vários problemas dentários, porém podem existir outros factores que exijam uma consulta. Saiba quando algo não vai bem e procure um expert!

Quando devo ir ao médico dentista?

Sorriso largo, dentes brancos, gengiva rosada. Quem não gosta de ver esta imagem quando se olha ao espelho? Pois é, por isso é importante estar sempre atento, examinar a boca e saber quando ir ao médico dentista. Veja abaixo alguns motivos para ir visitar o seu médico dentista:

  • dor de dentes;
  • sensibilidade dentária, ao beber algo quente ou frio;
  • manchas nos dentes;
  • sangramento gengival.

Prestar atenção a estes sinais pode evitar problemas maiores, inclusive a perda dentária. Saiba mais sobre cada um abaixo.

dor de dente

Dores de dentes

A causa mais comum de dor de dentes são as cáries, entretanto, só passam a causar desconforto depois de algum tempo, quando já está instaurada. Além da cárie, outro causador de dor de dentes são os abscessos. Causados por infecção e acumulação de pus na raiz do dente, é necessário visitar o seu médico dentista e drenar o pus. Se a situação se agravar, a extração do dente é talvez a única solução.

Sangramento das gengivas

Às vezes, fazemos muita força no braço na hora de escovar os dentes e isso pode causar sangramento da gengiva, porém nem sempre é essa a única explicação. Se o sangramento fizer parte do dia-a-dia, pode ser uma inflamação causada pela acumulação de bactérias e uma má higienização. As doenças mais comuns neste caso são a Gengivite e a Periodontite.

Manchas nos dentes

A falta de higiene oral diária, como a escovagem três vezes ao dia e o uso do fio dentário para completar a higienização, pode levar à acumulação de alimentos, por exemplo, e culminar na formação de tártaro. Nestes casos, a higienização ou a destartarização com o médico dentista pode ser o suficiente para recuperar a saúde oral, desde que depois sejam mantidos hábitos de higiene diários.

Se precisar de extrair um dente…

Todos os casos citados acima, se não tiverem a atenção necessária, podem comprometer os seus dentes e levar à extração dentária. Caso tenha recebido o diagnóstico de que o seu dente não tem condições de ser mantido, não necessita de sofrer.

Com o MEID (Movimento Europeu de Implantes Dentários), o seu sorriso estará seguro e em boas mãos. O movimento, que recupera a saúde oral em toda a Europa, proporciona mais qualidade de vida, permite que obtenha de volta o seu sorriso e ter dentes e gengiva saudáveis.

Com recurso às técnicas mais modernas de Implantologia Dentária presentes no mercado e profissionais altamente qualificados, o MEID disponibiliza soluções dentárias e tratamentos para todos os casos, mesmo os mais complexos. O Movimento conta com clínicas localizadas em Portugal, França e Inglaterra e oferece condições exclusivas e ajustadas às suas necessidades de forma a que o seu novo sorriso se possa tornar uma realidade. Desde 2008, o MEID já contabilizou mais de 45.000 casos de sucesso de Reabilitação Oral com Implantes Dentários.

Quer sorrir tranquilamente e saber mais sobre o MEID? Clique aqui e agende a sua avaliação oral SEM CUSTOS com a nossa equipa expert em Implantologia Dentária!

Adicionar comentário