A vida após a quarentena do novo coronavírus

“Quando isto tudo acabar, eu vou…”. Já deve ter repetido ou ouvido muito esta frase nos últimos tempos. São muitos os planos e desejos que estamos a fazer para a vida após a quarentena. Planos para quando o confinamento acabar, tanto para a vida pessoal, quanto para a vida profissional.

O isolamento fez com que tivéssemos diversas experiências que, antes, não imaginávamos viver. É inegável que foi, e ainda está a ser, um momento de grande aprendizagem, no qual precisamos de nos reinventar, com o propósito de continuar a sorrir

“E as pessoas ficaram em casa / E leram livros e ouviram / E descansaram e exercitaram-se / E fizeram arte e brincaram / E aprenderam novas maneiras de ser / E pararam / E ouviram fundo / Alguém meditou / Alguém orou / Alguém dançou / Alguém conheceu a sua sombra / E as pessoas começaram a pensar de forma diferente / E pessoas curaram-se / E na ausência de pessoas que viviam de maneiras ignorantes, perigosas, sem sentido e sem coração, até a Terra começou a curar-se / E quando o perigo terminou / E as pessoas se encontraram / Lamentaram pelas pessoas mortas / E fizeram novas escolhas / E sonharam com novas visões / E criaram modos de vida / E curaram a Terra completamente.”

– Catherine M. O’Meara

Como diz o poema acima, muito disseminado nas redes sociais, cada pessoa aproveitou e tem aproveitado de uma forma diferente esta situação. Novos hábitos surgiram, tivemos mais tempo para nós mesmos, fortalecemos o nosso amor próprio porque pudemos olhar para dentro, entrar em contacto connosco e de maneira mais verdadeira com o outro.

Para quem aproveitou para desenvolver novos hábitos e aprendeu coisas novas, fizemos uma seleção do que consideramos importante não deixar de fazer na vida após a quarentena.

 

Novos hábitos e valores a manter na vida após a quarentena 

Muita coisa mudou desde que nos fechámos em casa. Entre as várias opções, escolha investir o seu tempo e energia naquelas que valem a pena manter.

 

Valorização do tempo em família

vida após a quarentenaDevido ao confinamento, temos estado mais tempo com a família mais próxima. Quem não mora sozinho teve a oportunidade de utilizar este tempo para estreitar os laços, conversar mais, aproveitar para conhecer as pessoas que estão ao seu lado.

Quando tudo voltar ao normal, na vida após a quarentena podemos não voltar a ter uma oportunidade destas. Por isso, aproveite cada momento e invista no tempo em que estão todos em casa, criando momentos memoráveis, agradáveis e com muitas trocas de sorrisos.

 

Mais contacto com os amigos

É certo que estivemos fisicamente separados, mas uma das coisas maravilhosas que a quarentena nos trouxe de volta foi o hábito de fazer telefonemas, sejam elas apenas de voz ou com o recurso ao vídeo. E isto tanto acontece com amigos como com familiares que estão longe. Este ato simples fez com que contactássemos mais, até com algumas pessoas com que não falávamos há algum tempo, e estreitássemos os laços com aquelas com que já temos algum grau de proximidade.

Os telefonemas são um bom hábito que deve manter na vida após a quarentena, mesmo com o regresso de uma rotina. Ligar às pessoas de quem gostamos faz muito bem à saúde física e mental.

 

Alimentação mais saudável e natural

Com mais tempo para cozinhar, muitas pessoas aproveitaram para preparar os seus próprios alimentos e/ou testar novas receitas. As refeições feitas em casa tendem a ser mais nutritivas, saudáveis e até mais baratas. Na vida após a quarentena, sempre que lhe seja possível, invista nesse novo hábito!

 

Dê uma oportunidade aos serviços online

vida após a quarentenaVisitar galerias de arte, fazer cursos, interagir, tratar de burocracias, aprender novos idiomas e divertir-se. Durante o isolamento social muitos serviços online apareceram ou foram reforçados, trazendo novas possibilidades que para muitos não eram opção. No meio de tudo isto, algumas plataformas de videoconferência, como o Zoom ou o Houseparty, destacaram-se como uma ótima opção para reunir grupos de estudos ou trabalho e amigos.

E isso mostrou-nos que é possível, e até pode ser divertido, utilizar a internet a nosso favor e para coisas boas e agradáveis.

 

 

Hábitos de higiene

Mesmo quando voltarmos à rotina, quando já pudermos sair à rua, quando o número de casos de pessoas doentes tiver diminuído, isso não significará que o novo coronavírus tenha desaparecido.

Por isso, todos os hábitos de higiene e segurança adquiridos durante a pandemia devem continuar a fazer parte da nossa rotina diária. A higienização adequada das mãos deve ser feita com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos, assim como a desinfeção de objetos pessoais deve ser feita com o recurso ao álcool, principalmente ao chegar da rua. Também é importante manter a casa limpa e higienizar frequentemente maçanetas e interruptores.

Estas orientações sobre a vida após a quarentena e os hábitos de higiene devem ser partilhados, incentivados e recomendados a adultos e crianças. Explique aos mais novos que não devem levar objetos e mãos à boca, assim como devem usar máscaras quando vão à rua, especialmente em locais de maior afluência. 

Quanto aos hábitos de higiene oral, caso tenham sido negligenciados durante a quarentena, devem ser retomados o quanto antes! Recordamos que deve escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, utilizar o fio dentário e o elixir. Desta forma, pode manter o sorriso bonito e saudável.

Com o regresso de alguns serviços, é importante marcar uma visita ao seu médico dentista e verificar como anda a sua saúde oral após o confinamento.

 

#MáscaraParaTodos

vida após a quarentenaEm alguns países, a redução do pico da Covid-19 está relacionada com a utilização de máscaras pela população. Por isso, diversos governos, Serviços Nacionais de Saúde e outras entidades têm incentivado à utilização de máscaras com campanhas como a #MáscaraParaTodos

Como esta situação não se vai resolver tão depressa quanto seria desejável, é possível que nos primeiros meses após a pandemia seja necessária a utilização constante destas máscaras. Não transforme isto num peso, é possível enfrentar tudo com mais leveza se perceber a real importância desta medida simples. Adquira máscaras com as cores ou estampas de que gosta, caso não tenha acesso a máscaras cirúrgicas. Para convencer as crianças a utilizar, explore este universo, adquirindo máscaras divertidas e com temas de que elas gostem.

 

Resiliência e adaptação

É possível que as coisas nunca voltem a ser exatamente como eram antes. Podemo-nos deparar com um novo “normal” e adquirir novos hábitos, quem sabe, melhores que alguns dos que tínhamos antes. A cautela é fundamental na vida após a quarentena, com novas normas de distanciamento e limite de número de pessoas por estabelecimentos, por exemplo. Todas estas questões poderão testar a nossa capacidade de resiliência. Mas estamos juntos e mais fortes! 

Quando tudo isto passar, quando pudermos retomar a vida após a quarentena, que possamos tirar o melhor de tudo, valorizar mais as pequenas grandes coisas do dia-a-dia, como a possibilidade de sair de casa, ir ter com os amigos, dar abraços ou, simplesmente, apreciar as paisagens que nos rodeiam. 

Estamos e estaremos aqui para si, para o ajudar a sorrir novamente! 

Adicionar comentário